15/09/2014

Candidatos ao Governo do Estado assinam Termo de Compromisso em evento organizado pelo CEDCA

O Salão Nobre da  OAB-R.J. foi palco de debate, na tarde do dia 10/09, entre a sociedade civil, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) representando todas as regiões do estado, instituições, Conselhos Tutelares e candidatos ao governo do estado. A convite do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDCA-RJ) os candidatos assinaram uma Carta com 10 compromissos com a política de Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes.

O evento, que reuniu cerca de 60 pessoas, contou com a participação dos candidatos
ao governo estadual, Ney Nunes, Tarcisio Motta e dos vices dos candidatos Crivella,
General Abreu, e Marcio Garcia, de Anthony Garotinho, este último, embora não tenha podido participar, devido a um compromisso, assinou a Carta e deixou a cargo da ex-deputada Liliam Sá (candidata, ao Senado), representar Garotinho.  Os candidatos Pezão, Lindberg e Deyse Oliveira não compareceram nem enviaram seus vices para representá-los. O debate transcorreu por três horas.

A reunião foi iniciada com a leitura do documento pela presidente do CEDCA-RJ,
Mônica Alkmim, que em seguida apresentou a dinâmica do debate, salientando que
perguntas direcionadas para os candidatos ausentes seriam feitas e caracterizadas
à revelia da resposta do candidato aos populares.

Ao final das ponderações de cada convidado, a mesa abriu o debate para as perguntas de representantes dos conselhos de direito e tutelares, das crianças e de adolescents que elaboraram questões como incentivo à educação, segurança, mobilidade urbana e tratamento dado aos adolescentes que cumprem medidas por terem cometido ato infracional.

Cada candidato teve cerca de cinco minutos para falar sobre a proposta do seu partido e foram interpelados pelos presentes, dentre eles, quatro CMDCA’s sorteados entre os presentes, representantes dos Conselhos Tutelares, também sorteados, adolescentes, representando o Fórum Estadual Juventude Carioca em Ação (JCA), membros do CEDCA-RJ e crianças representantes do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – FAETEC, que estavam no local para indagar os candidatos sobre seus direitos e tirar dúvidas relacionadas às intenções de cada um dos que estão em disputa pela função de governar o estado do Rio de Janeiro.

Os estudantes Gabriel Almeida e Maria Luiza de Almeida Mattos, ambos de nove anos, que estudam na FAETEC, perguntaram aos candidatos sobre valorização salarial dos professores, investimento na saúde e redução de impostos e tarifas de ônibus. Os candidatos responderam prontamente, salientando seus planos de governo sobre o assunto.

Para Tarcísio Motta, foi perguntado pela assistente social e secretária executiva do
CMDCA de São José de Ubá, Débora, sobre a realidade da educação para a primeira
infância voltada para o interior do estado. A resposta do candidato foi voltada para a lógica
de que como governador do estado assumiria a responsabilidade de garantir a
universalização da educação infantil, apostando na assistência para melhorar a
qualidade, garantindo a especialização na formação e motivando as universidades
federais. Dentre as questões, também entram os quesitos de incentivar a agricultura
orgânica, melhorando a qualidade dos alimentos dando uma promoção à saúde e
literatura infantil acessível.

Fabrício Rodrigues, do JCA, perguntou à representante do candidato Garotinho em
relação à questão de crianças com deficiência física ou não e que moram em localidades longe dasescolas. Segundo Liliam Sá, consta na pauta de Garotinho também se dedicar ao Projeto Jovens Pela Paz, fazendo uma política da qual possam integrar crianças e adolescentes no processo de formação e capacitação, dando a garantia de que ao terminarem os estudos tenham emprego garantido.

Carina Barbosa, representante da OAB-RJ, indagou ao General Abreu sobre como se
daria a efetivação do acordo que ele estava firmando através da carta de Compromisso pelos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. “Ação de comando”, disse o General explicando que existe um comando para executar cada ação e colocar os objetivos em funcionamento não ficando apenas nas palavras. O general afirmou que o seu governo (caso eleito), colocará em prática os propósitos de atender às crianças e adolescentes no primeiro dia, após assumir o comando e não ficar apenas no “retoque” de palavras e leis.

Ao final, dos sete candidatos ao governo do estado, apenas quatro presentes assinaram a carta. Na foto, da esquerda para a direita, Tarcísio Motta (PSOL), Ney Nunes (PCB), general Costa Abreu (vice do Crivella, do PRB). Como o candidato Anthony Garotinho (PR) não compareceu, seu vice, Marcio Garcia, assinou a Carta e se retirou. Foi colocada em pauta a possibilidade dos candidatos ausentes terem a oportunidade de acessarem ao teor do documento e firmar compromisso com os interessados, o que ficou combinado que seria resolvido posteriormente em outra ocasião, entre os membros do CEDCA-RJ.

Para Mônica Alkmim, o evento foi produtivo e atendeu às suas expectativas, na perspectiva de que tiveram Conselhos Municipais representando 06 regiões do estado, conselhos tutelares, crianças, jovens, e mães de adolescentes que cumprem medida no DEGASE.