04/10/2014

Theatro Municipal do Rio oferece programação especial para crianças

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Pela primeira vez, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro homenageia o Dia da Criança (12 de outubro) com uma programação que contempla praticamente todas as artes cênicas no decorer do mês. A lista de atrações, que leva a assinatura do diretor artístico da casa, maestro Isaac Karabtchevsky, é integrada por um clássico do teatro infantil brasileiro, uma ópera inspirada em um dos mais tradicionais contos para crianças, um conhecido balé e um concerto teatral, com orquestra, coro e elenco de atores.

Pluft, o Fantasminha, a mais conhecida e encenada peça de Maria Clara Machado (1921-2001) está completando 60 anos e ganhou uma montagem comemorativa, que será apresentada no Theatro Municipal neste sábado (4) e amanhã (5), às 17h. Os atores Claudia Abreu, Graziela Moretto, José Lavigne e Thelmo Fernandes encabeçam o elenco, sob direção de Cacá Mourthé.

A peça - que conta a história da menina Maribel, raptada por um pirata e escondida no sótão de uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas, entre eles Pluft, que se torna amigo da garota - ganhou o Brasil e o mundo. Ao longo dessas seis décadas, foi traduzida para mais de dez idiomas e encenada em toda a América Latina e em vários países da Europa.

Na próxima quarta-feira (8), ao meio-dia, estreia João e Maria, quinto título da série Ópera do Meio-Dia, que o Municipal vem apresentando mensalmente, desde abril deste ano. Versão em ópera do conto clássico Hänsel und Gretel, dos Irmãos Grimm, com música do compositor alemão Engelbert Humperdinck, João e Maria terá trechos encenados no espetáculo de uma hora de duração.

Os solistas do Coro do Theatro Municipal, acompanhados da pianista Priscila Bomfim e sob a direção cênica de Homero Velho, contam a história dos dois irmãos que se perdem na floresta e são capturados por uma bruxa em uma casa feita de doces. Além de ser apresentada nas demais quartas-feiras do mês (dias 15, 22 e 29), sempre às 12h, a ópera terá uma sessão especial no Dia da Criança (12), às 11h, dentro do projeto Domingo no Municipal.

Outra atração é o ballet Coppélia, que estreia no dia 9, às 20h, para uma série de nove récitas, até o dia 19. As primeiras bailarinas Claudia Mota e Márcia Jaqueline e os primeiros solistas Renata Tubarão, Cícero Gomes, Filipe Moreira e Moacir Emanoel estarão á frente do ballet e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, regida pelo maestro Tobias Volkamann.

Baseado em um conto de Hoffmann, escrito em 1815, Coppélia conta a história de um jovem que se vê atraído por uma misteriosa jovem, na verdade uma boneca mecânica, criada por um fabricante de brinquedos. Desde 1981, o Municipal do Rio encena a versão do ballet, criada pelo coreógrafo cubano Enrique Martinez.

De acordo com a presidenta da Fundação Theatro Municipal, Carla Camurati, a programação especial é capaz de agradar a espectadores de todas as idades. “Além de ser uma seleção com o que há de melhor em títulos do universo infantojuvenil, é um programa para a família toda”, diz.

Um concerto teatral que revive a obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, completa o pacote de atrações. Montado pela primeira vez em Brasília, em 2005, o concerto tem música origina de Glauco Fernandes, participação de integrantes da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e do Coral Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O elenco é formado por João Velho, Antonio Rabello, Paulo Cesar Pereio e Elke Maravilha, entre outros atores, sob direção de Neila Tavares.

Escrito há mais de 70 anos, o livro que conta a história de um garoto que mora em um pequeno asteróide é um dos mais vendidos no mundo, com 118 traduções e mais de 20 milhões de exemplares, apenas na língua francesa. O texto foi adaptado para o teatro por Lara Velho, que também dirige a montagem.

As apresentações de O Pequeno Príncipe serão nos dias 11, 18 e 26,sempre  às 16h. As informações sobre os preços dos ingressos da programação de outubro estão disponíveis no site www.theatromunicipal.rj.gov.br.