07/10/2014

Semana da Criança é aberta oficialmente em Rio das Ostras

A Semana da Criança foi aberta oficialmente na segunda-feira (6) em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio. Um encontro na Câmara de Vereadores reuniu diversos segmentos ligados à infância e juventude. O evento contou com a palestra do psicólogo Sérgio Henrique Teixeira, que falou sobre a “Ética do Cuidado com Crianças e Adolescentes”.
Até o dia 12, uma série de ações acontece para marcar a data no município. Capacitação de servidores a Secretaria de Bem-Estar Social, atividades lúdicas e recreativas com os assistidos pelo Projeto Casa da Criança, além de brinquedoteca durante o evento promovido em parceria com a Inter TV, em homenagem às crianças, no próximo sábado, dia 11, e visitação ao Parque Municipal estão na programação.
Para o prefeito Sabino, o cuidado com as crianças e adolescentes precisa ser feito com ações continuadas e eficazes. “A nossa administração trabalha com o objetivo de priorizar a criança, uma vez que temos o desafio de manter o nosso atendimento de qualidade diante do crescimento populacional registrado anualmente em nosso município. Portanto, temos que garantir os direitos dos pequeninos. Por isso a importância de momentos como esse”, disse.
Durante o evento, a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Rose Santos, destacou o empenho da Administração Municipal para capacitar os servidores que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. “Ao longo da semana vamos ter vários cursos para nossos servidores. Estamos sempre nos preocupando em proporcionar o melhor para cada um de nossos assistidos e ajudá-los a trilhar pelo caminho certo”, destacou Rose.
Programação
A secretária Rose Santos ainda mencionou a programação que acontecerá no sábado, dia 11, em parceria com a Inter TV, quando as secretarias municipais estarão envolvidas no projeto de ação social e cidadania desenvolvido com o apoio da emissora, e que na próxima edição fará uma homenagem às crianças. O evento acontecerá entre 9h e 17h, na Praça São Pedro, no Centro. Vários serviços serão oferecidos, entre eles, brinquedoteca, artesanato, reciclagem, dicas de beleza, testes vocacionais, orientações jurídicas, aferição de pressão arterial e testes de glicose, entre outros.
Casa da Criança
Ao longo do ano, os atendidos pelo projeto participam de oficinas, passeios e visitações a pontos turísticos e históricos de Rio das Ostras e recebem acompanhamento psicossocial. Reuniões com os pais ou responsáveis acontecem sistematicamente, assim como as visitas domiciliares. Todas as atividades são planejadas para fortalecer os vínculos entre os familiares e a comunidade, prevenindo assim, situações de risco e exclusão social.
O projeto beneficia crianças entre 1 ano e meio e 6 anos incompletos, priorizando aquelas que são atendidas nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Conselho Tutelar.