Rio Poupa Tempo na web Informação Pública - Governo AbertoSecretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos HumanosGoverno do Estado do Rio de Janeiro
 
NOTÍCIAS
21/10/2014

Após Nobel da Paz, Malala recebe a Medalha da Liberdade

Crédito: G1/Reuters

Onze dias após de ser anunciada como ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a jovem paquistanesa Malala Yousafzay vai receber na noite desta terça-feira (21) outra importante premiação, a Medalha da Liberdade (Liberty Medal), dos Estados Unidos. A medalha é concedida desde 1989 pelo Nacional Constitucional Center para pessoas que lutam pela liberdade ao redor do mundo. Malala será a sétima pessoa que ganhou a Medalha da Liberdade e também o Nobel da Paz.

A cerimônia será na Filadélfia, e a jovem vai receber um prêmio em dinheiro de US$ 100 mil.

A escolha de Malala foi definida em junho, portanto antes dela ganhar o Nobel da Paz. Os organizadores destacaram a coragem, resistência, defesa de direitos humanos básicos e a luta pela liberdade da jovem de 17 anos. O National Constitucional Center divulga as idéias e valores que a Constituição Norte-Americana representa.

"Eu aceito este prêmio em nome de todas as crianças ao redor do mundo que estão lutando para ter educação", disse Malala quando soube do prêmio, em junho.

Malala se tornou conhecida ao mundo há um ano, após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola. O ataque aconteceu no dia 9 de outubro. Malala seguia em um ônibus escolar. Seu crime foi se destacar entre as mulheres e lutar pela educação das meninas e adolescentes no Paquistão – um país dominado pelos talibãs, que são contrários à educação das mulheres.



Voltar
 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
facebook youtube