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09/11/2014

Enem 2014: tema de redação é publicidade infantil

 RIO - O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 é "Publicidade infantil em questão no Brasil". A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pouco depois do fechamento dos portões dos locais de prova, por meio do Twitter.
O assunto esteve em alta no noticiário deste ano devido à publicação, em abril, de uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que considerava abusiva a publicidade voltada para crianças e adolescentes.
O coordenador de Português e Redação do Colégio e Curso pH, Felipe Couto, elogiou o tema, afirmando que é uma forte discussão contemporânea:

— O Enem tem esta característica de cobrar uma reflexão de ordem político-social. E este tema é um aspecto muito importante da contemporaneidade. Tanto que propusemos o tema essa semana com os alunos, como exercício de redação para nossos alunos.

Couto diz que a resolução do Conanda e a sua repercussão na mídia deve ter colaborado para a escolha.

— O aluno terá que refletir e se posicionar sobre essa questão. Em seguida, deverá defender o seu posicionamento, desenvolvendo uma argumentação coerente, propondo uma intervenção — enumera. — Neste caso, ele terá que pensar, por exemplo, se cabe uma regulação a cargo do governo, os pais controlarem os que os filhos assistem ou as escolas exercitarem um raciocínio mais crítico das crianças em relação à publicidade. Ele vai ter que se meter nesses problemas.

Para Cesar Menezes, diretor pedagógico do grupo Eleva Educação, o tema escolhido para a redação é atual, foi bastante discutido esse ano e, por isso, não chega a surpreender.

— Achei bem interessante a escolha. É atual, vai exigir do aluno uma aguçada curiosidade. Mas é um tema muito debatido em sala de aula. Acho que os candidatos não terão muita dificuldade em escrever sobre ele — afirma Menezes. — A prova sempre tem esse caráter argumentativo.

De acordo com Rafael Pina, professor de redação do _A_Z, a escolha do tema se equilibra no universo nacional, ao invés daqueles mais familiares a estudantes de algumas regiões do que de outras. Para o professor, a escolha do Enem ainda foge de opções mais óbvias.

— Da mesma forma, a proposta mais uma vez desconstroi a expectativa de abordagens pautadas nas grandes polêmicas noticiadas na mídia. São ingênuas as apostas em temas sobre eleições, manifestações populares, Copa do Mundo, falta de água etc. O ENEM há muitos anos prefere questões que fujam da obviedade, sobretudo para que não haja redações ensaiadas — afirma ele.


Fonte: O Globo


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