05/12/2014

Livro trata dos desafios de quem luta pelos direitos de crianças e adolescentes

Muitos são os dilemas e impasses dos profissionais que compõem a rede de proteção integral à criança e ao adolescente em situação de violência. Muitas também têm sido suas iniciativas e possibilidades no enfrentamento da questão. Trata-se, sem dúvida, de um campo em constante construção.

Para comemorar os 20 anos do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae, foi lançado o livro “A violação de direitos de crianças e adolescentes – Perspectivas de Enfrentamento”. A psicóloga e uma das organizadoras do livro, Christiane Sanches, conversou com o Planeta Lilás e falou sobre a obra que retrata de forma vívida as conquistas e os desafios daqueles que lutam pelo direito que crianças e adolescentes têm de crescer e viver num ambiente seguro e acolhedor.

Ao longo dos 16 capítulos, os autores mostram que a cidadania de crianças e adolescentes como sujeitos de direito pressupõe a atuação de um conjunto articulado de políticas, programas e serviços que formam uma rede de proteção integral aos direitos e atenção a suas necessidades básicas e especiais. “O estudo sobre o atendimento psicoterapêutico em situação de violência sexual contra crianças busca compreender a representação e a história arqueológica desse sofrimento na constituição psíquica da criança e as possibilidades para o manejo no trabalho analítico”, afirmam as organizadoras.

Para saber mais sobre o livro, acesse: